Projeto de Lei proíbe crianças e adolescentes em eventos  LGBTQIA+ no Amazonas

Estimated read time 2 min read

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade um Projeto de Lei (PL) que proíbe a participação de crianças e adolescentes em eventos relacionados à Parada do Orgulho LGBTQIA+ no estado. O PL agora aguarda a sanção do Governador do Amazonas.

O proponente da matéria, deputado estadual Delegado Péricles (PL), justifica que essa medida visa proteger crianças e adolescentes, garantindo seu bem-estar em um ambiente livre de violações de seus direitos especiais, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Péricles adiciona que, apesar da tradição no Amazonas, as paradas do orgulho LGBTQIAPN+ têm se tornado local de práticas de exibicionismo sexual e nudez, com manifestações que, em alguns casos, resultam em intolerância religiosa, além do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Marcel Moura, presidente da Comissão LGBTQIA+ da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM), considera o projeto inoportuno, uma vez que o ECA já trata sobre o assunto e oferece proteção integral ao desenvolvimento e direitos. Ele também acredita que cabe aos pais e responsáveis a avaliação e permissão da participação de menores em eventos, independentemente de serem LGBT+ ou não. Moura argumenta que é importante entender que isso transcende a orientação sexual e, sim, se refere a um evento voltado para adultos.

O projeto ainda estipula uma multa de R$ 10 mil por hora para os organizadores do evento, patrocinadores e pais ou responsáveis pelas crianças ou adolescentes em caso de descumprimento.

Júlio Gadelha http://ovies.com.br

Estudante de Jornalismo graduado em Marketing: Explorando o caminho brasileiro da Democracia e da Política.

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours