Devido à seca, alimentos demoram até 9 dias para chegar em cidade no interior do AM

Estimated read time 2 min read

Envira (AM) – A seca do Rio Tarauacá tem afetado o envio de alimentos para a cidade de Envira, localizada na Calha do Rio Juruá, no interior do Amazonas. Segundo a Defesa Civil do município, com a estiagem, os alimentos estão demorando até 9 dias para chegar na cidade.

Com a demora, proteínas, como o frango, e verduras estão chegando em péssimas qualidades para serem consumidos pelos moradores do município. É o que explica o chefe da Defesa Civil, Ismael Dutra.

“Hoje, 60% do que é consumido em Envira vem do município de Feijó, no Acre, que é o nosso vizinho. Quando o rio está em níveis normais, esse transporte demora um dia. Os barcos saem pela manhã e chegam no início da noite aqui. Mas do jeito que está, os barcos estão demorando de 8 a 9 dias para chegar aqui, e quando chegam já não estão mais bons”, disse.

O nível do rio, atualmente, está em 1,50 metros, mas na área rural do município há locais em que o rio está ainda mais baixo, o que tem deixado famílias e até comunidades inteiras isoladas.

“Temos regiões onde o nível do rio não permite passar mais. Isso tem dificultado o nosso trabalho, mas estamos construindo pontes e estradas para evitar com que essas pessoas não fiquem isoladas”, explicou.

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, Envira e outras três cidades estão em situação de emergência por conta da estiagem. O decreto municipal foi assinado ainda no final de agosto, mas a tendência, até o momento, é de que o cenário continue difícil pelos próximos meses até a chegada do período de chuva na Região Amazônica.

Fonte: g1

Júlio Gadelha http://ovies.com.br

Estudante de Jornalismo graduado em Marketing: Explorando o caminho brasileiro da Democracia e da Política.

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours