Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), anunciou a concessão da data-base de 2023 para os servidores estatutários da área da Saúde, no percentual de 4,18%, retroativo a maio. Essa proposta, aceita pela categoria, seguirá para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) ainda esta semana.
Durante um encontro com representantes sindicais da Saúde, o governador expressou sua gratidão pela compreensão da categoria em relação à situação financeira do Estado. O governo enfrenta desafios orçamentários, com a implementação de medidas para otimizar o uso dos recursos públicos e manter o equilíbrio fiscal, prevendo perdas orçamentárias de até R$ 1 bilhão.
Wilson Lima enfatizou o compromisso do Estado em manter os serviços públicos funcionando plenamente, com investimentos em obras e serviços essenciais, ao mesmo tempo em que valoriza os servidores.
Apesar das dificuldades orçamentárias e das medidas de redução de gastos, o governo continuou negociando com os trabalhadores da saúde. Isso resultou na data-base de 2023, com pagamento retroativo a maio, uma conquista celebrada pelos representantes sindicais.
Além disso, o governo dará continuidade ao processo de progressão nas carreiras, beneficiando trabalhadores e profissionais efetivos da Saúde que atendam aos requisitos necessários. As negociações começaram na Mesa Estadual de Negociação Permanente no SUS e levaram à criação da Comissão Estadual de Estudo Técnico Orçamentário e Financeiro em abril de 2023, composta por membros da gestão e das Entidades Sindicais, para tratar das questões das Data Bases.
+ There are no comments
Add yours