Connect with us

Nacional

Janja é única primeira-dama a participar de sessões de cúpula do G20 na Índia

Published

on

Nova Déli (ÍNDIA) – Janja Lula da Silva foi a única primeira-dama a acompanhar as sessões de negociações do G20, fechadas ao público e à imprensa. Cônjuges dos líderes dos outros 18 países e da União Europeia não estiveram presentes durante as discussões no centro de convenções Pragati Maidan, principal local da cúpula, em Nova Déli neste sábado (9).

Ao longo das reuniões, a primeira-dama publicou dois tuites ilustrados pela foto de Lula, de costas, sugerindo que permaneceu sentada atrás do presidente.

No primeiro, registrou que estava “começando a reunião do G29”,

No segundo, registrou o discurso de Lula sobre igualdade de gênero, combate à desigualdade e contra o racismo.

Janja desistiu de participar do programa oficial sugerido. Não foi a única. Apenas quatro primeiras-damas apareceram na visita ao Instituto de Pesquisa Agrícola, primeiro compromisso montado pelo governo indiano para as primeiras-damas dos chefes de Estado presentes ao G20.

A visita ainda seria estendida a uma fazenda de painço, sob um calor de mais de 30 graus. Tampouco compareceu aos demais compromissos do sábado, a Galeria Nacional de Arte Moderna e uma exibição de arte e artesanato indianos, este último incluía uma seção de compras, igualmente ignorada pela primeira-dama.

Do programa oficial, a primeira-dama só demonstrou interesse em comparecer ao memorial de homenagem a Mahatma Gandhi, na manhã do domingo, agenda que inclui os chefes de Estado.

Ao desembarcar em Nova Déli, Janja publicou um vídeo curto em que diz “me segura, que já vou sair dançando”. Criticada nas redes sociais pela concomitância da viagem e a tragédia do Rio Grande do Sul, a primeira-dama apagou o vídeo e, em seguida, tuitou: “Meu sorriso e minha alegria nunca significarão falta de empatia e solidariedade pelo próximo”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *