Connect with us

Amazonas

PESQUISA ELEITORAL: Amom Mandel na frente de David Almeida e Cel Menezes atrás

Published

on

Manaus (AM) – A primeira pesquisa de intenções de votos para as eleições municipais de 2024 do Radar Amazônico em parceria com EAS Consultoria Estatística mostrou um empate técnico entre o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), em diversos cenários estimulados.

Entretanto, o que mais chamou atenção foi que pela primeira vez Amom apareceu na frente de David com três pontos percentuais, ou seja, 36% (Amom) e 33% (David), e em terceiro permanece coronel Alfredo Menezes (PL) com 13%. A pesquisa entrevistou 801 pessoas de forma presencial durante os dias 26 e 29 de outubro em todas as 13 zonas eleitorais de Manaus.

O levantamento foi realizado com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em domicílios e com entrevistas pessoais realizadas em todas as seis zonas administrativas da cidade, com a seguinte proporção: Zona Norte 28%, Zona Leste 24%, Zona Sul 16%, Zona Oeste 14%, Zona Centro-Oeste 10%, Zona Centro-Sul 8%.

A margem de erro é de 3,34%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.

Estimulada

Na sondagem estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados para os entrevistados, o deputado federal Amom Mandel aparece em vantagem com 36%, em segundo David Almeida com 33%, em terceiro Coronel Menezes com 13% e Roberto Cidade com 7%.

Neste cenário, 7% dos entrevistados apontaram que não votariam em nenhum, 2% não souberam responder e outros 2% votariam branco e nulo.

No segundo cenário, foram apresentados 3 opções de votos e o resultado apontou Amom Mandel em primeiro com 41%, David Almeida com 37% e Roberto Cidade com 8%. Neste quadro, 10% dos entrevistados não votariam em nenhuma das opções, 2% votariam branco e nulo e outros 2% não souberam responder.

Já o terceiro cenário, foi apresentado apenas os nomes de Amom Mandel que ficou com 43% das intenções e David Almeida com obteve 40%. Além disso, 12% dos entrevistados disseram que votariam em nenhum dos dois, 3% votariam branco ou nulo e 2% não souberam responder.

Espontânea

Na verificação espontânea, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados para os entrevistados, o cenário construído para a pesquisa foi com a pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) senhor(a) votaria?”

A resposta foi que David Almeida estaria em primeiro com 15% das intenções, seguido por Amom Mandel com 7%, Coronel Menezes com 2%, Roberto Cidade com 1% e Wilson Lima também com 1%.

O percentual daqueles que não sabem ou não quiseram responder ficou em 48%, os entrevistados que não votariam em nenhum ficou em 13% e os que não tem candidato ficou em 4%.

Foram citados neste cenário, mas não atingiram a cota de 1% os nomes de: Chico Preto, Arthur Neto, Capitão Alberto Neto, Eduardo Braga, Zé Ricardo, Cleiton Pascarelli, Bosco Saraiva, OmarAziz, Jesus Alves e Wilker Barreto.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *