Connect with us

Amazonas

Praia da Ponta Negra é interditada para banhistas por 90 dias

Published

on

Manaus (AM) – Em virtude da vazante do Rio Negro, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou a interdição para o banho da praia da Ponta Negra, localizada na zona oeste da cidade, por 90 dias a partir desta segunda-feira (2).

Na última sexta-feira (29), o nível da água ficou abaixo do limite de segurança, de 16 metros, ao atingir 15,88 metros de profundidade, conforme medição do Porto de Manaus. Nesta segunda, a profundidade já estava em 15,29 metros. 

“Pode prolongar ou pode ser diminuído esse prazo [de interdição da praia para os banhistas] em função da severa estiagem que estamos passando. Um momento histórico de mudanças climáticas que nos traz uma reflexão sobre o que está acontecendo com o mundo. Vivemos na maior bacia hidrográfica do mundo […] e estamos vendo a mortandade, que antes eram pequenos peixes, agora vários botos sendo encontrados mortos e desbarrancamento em Beruri. Isso nos traz uma reflexão”, destacou David Almeida.

A interdição para banho é uma medida de segurança, conforme o prefeito. Em entrevista coletiva na Ponta Negra, David Almeida também informou o envio de tambores com água, cestas básicas e garrafões com água potável para atender 1,5 mil famílias [6.558 pessoas] do Rio Negro atingidas pela estiagem. Balsas e lanchas serão utilizadas para levar a ajuda humanitária às comunidades rurais.    

“Na sexta-feira, nós tínhamos uma balsa bem maior. Nestes três dias, o rio já baixou e a balsa que nós tínhamos o calado dela não chegava até onde nós precisávamos chegar”, disse o prefeito.

A primeira balsa com mantimentos saiu da praia da Ponta Negra nesta segunda-feira com destino às comunidades de Nova Canaã, Aruaú, São Francisco, Lago do Apuaú e Isabel do Paraná. Nos primeiros dias da ação, serão atendidas de 19 de 55 comunidades rurais dos Rios Negro e Amazonas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *