Connect with us

Amazonas

Vereadores propõem campanha contra suicídio entre jovens: “Vivemos uma pandemia de doenças mentais”

Published

on

Manaus (AM) – O crescimento alarmante dos distúrbios mentais em crianças e adolescentes foi debatido na Câmara Municipal de Manaus (CMM) durante a sessão plenária desta segunda-feira (2). O tema foi destacado pelo projeto do vereador João Carlos (Republicanos), que propõe a criação de uma Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate ao Incentivo ao Suicídio por meio de Desafios, direcionada a jovens.

O parlamentar mencionou o caso do jogo “Baleia Azul” em 2016, que se disseminou pela internet, preocupando o mundo ao envolver vários jovens e adolescentes incentivando o suicídio.

O vereador Peixoto (Agir) observou que estamos enfrentando uma pandemia de doenças mentais em todo o mundo, agravada pela crise da COVID-19. Ele enfatizou a necessidade dessa campanha, que se alinha com outro projeto seu relacionado ao combate ao cyberbullying, uma das principais causas de suicídio entre adolescentes.

Peixoto destacou que os jovens são profundamente influenciados pelos conteúdos online, às vezes levados a criticar seus próprios corpos, desvalorizar a vida e até mesmo a considerar a automutilação e o suicídio. A conscientização sobre esse problema é crucial.

No âmbito federal, existe o PL 847/2019 do senador Confúcio Moura (MDB-RO) que tem como objetivo estabelecer pena de reclusão de um a quatro anos e multa para quem, utilizando a internet, instigar ou induzir alguém a praticar atos contra a própria vida e propõe alterações no Código Penal.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *