Connect with us

Amazonas

URGENTE | Juíza determina novo sorteio de jurados do 56º Festival Folclórico de Parintins, após denúncias de fraude feitas pelo Boi Garantido

Published

on

 

A juíza titular da 1ª Vara de Parintins-AM, Juliana Arrais Mousinho, determinou, na tarde de hoje, 28.06, que seja realizado novo sorteio para escolha de 3 (três) jurados do Festival de Parintins de 2023, no prazo de 24h. A decisão ocorre após denúncias de relacionamento de jurados com integrantes do Boi Caprichoso.

A necessidade do re-sorteio decorre do vazamento antecipado dos nomes dos jurados, o que descumpre o item 10.8 do Edital de Credenciamento de Candidatos a Jurados do Festival.

De acordo com regulamento, só poderia ter havido a divulgação quando os jurados já estivessem todos em Parintins. Fato que ocorreu apenas hoje (28) quando houve a divulgação oficial.

De acordo informações apuradas pelo Viés, três jurados oriundos da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) teriam relações bastante próximas com pessoas envolvidas nos trabalhos do Boi Caprichos ameaçando a isonomia e credibilidade do processo do festival.

Processo

Na denúncia promovida por pessoas ligadas ao Garantido, a qual o Viés teve acesso, revelam-se nomes como de Reginaldo Oliveira, Jeamerson dos Santos e Mirian ABS, que foram sorteados. No entanto, os três profissionais possuem relações de amizade com David Farias, Waneska Pimentel e Alex Cerqueira, estes membros ativos do Boi Caprichoso, fato este exposto inclusive em redes sociais, podendo comprometer o julgamento dos itens do festival. Ainda, o mero conhecimento desses nomes antes da divulgação oficial já indicava o desrespeito às normas de edital de seleção de jurados, comprometendo a parcialidade do julgamento.

Confira a decisão íntegra: Novo sorteio jurados Parintins

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *