Connect with us

Economia

‘A economia e a geopolítica começam a mudar’, diz Lula sobre adesão de novos países ao Brics

Published

on

Joanesburgo (África do Sul) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (24) em Joanesburgo, na África do Sul, que a adesão de seis novos países ao Brics é um indicativo de que “a economia e a geopolítica começam a mudar” nas relações entre os países ricos e o chamado “Sul Global”.

Lula deu a declaração em uma entrevista após a reunião de cúpula do Brics em Joanesburgo. O grupo é atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Nesta quinta, os líderes desses países aprovaram a adesão de seis novas nações: Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Eles se tornam membros em 1º de janeiro de 2024.

“A economia também começa a mudar. A geopolítica começa a mudar porque as coisas vão acontecendo e a gente vai ganhando consciência de que nós temos de nos organizar. […] Trabalhar em igualdade, de forma civilizada, a gente começar a negociar”, disse Lula.

Segundo o presidente brasileiro, com a união em grupos como o Brics, os países do Sul Global – que já foram chamados de “terceiro mundo” e “países em desenvolvimento”, lembrou Lula no discurso – podem discutir temas mundiais “de igual para igual”.

Lula também afirmou que o Brics deve estudar a adesão de outros países do Sul Global em outras ocasiões. Os seis novos membros aprovados faziam parte de uma lista com mais de 40 países que manifestaram interesse de aderir ao agrupamento.

Fonte: G1

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *