Connect with us

Judiciário

Lula deverá escolher entre Dino, Messias e Dantas para vaga de Rosa Weber no STF

Published

on

Brasília (DF) – Faltando poucos dias para a aposentadoria da ministra Rosa Weber, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) intensificou as sondagens que vão balizar sua escolha para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Despontam como favoritos o ministro da Justiça, Flávio Dino, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Sem nenhuma mulher entre os nomes favoritos, Lula conversou nos últimos dias com ministros do STF para ouvir suas opiniões sobre Dino, Messias e Dantas.

Fontes ligadas ao Planalto dizem que o presidente considera importante balizar sua escolha por um nome que tenha o apreço da maioria da Corte, assim como fez com o hoje ministro Cristiano Zanin, que recebeu declarações públicas de ministros antes de sua indicação ao cargo.

Mas os principais critérios continuam sendo a confiança e a lealdade, os mesmos usados para a escolha de Zanin.

Dentro desse cenário, Messias leva vantagem por ser visto como um nome mais alinhado ao PT, com uma trajetória de fidelidade à então presidente Dilma Rousseff e com uma atuação destacada à frente da AGU.

Dino, por sua vez, é considerado um nome mais político do que técnico, apesar de seu histórico como juiz federal. Sua atuação no governo conferiu um protagonismo ao Ministério da Justiça no enfrentamento de questões importantes para o início do governo Lula.

Já Dantas tem a seu favor forte apoio da classe política e de ministros do governo. A atuação do TCU durante a disputa presidencial é destacada como um ponto positivo, além da postura combativa de Dantas.

Fonte: Júri News

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *