Connect with us

Amazonas

Manaus amanhece como segunda pior qualidade do ar do mundo

Published

on

Manaus (AM) – A capital amazonense amanheceu novamente coberta por uma intensa fumaça nesta quarta-feira (11), sendo considerada o segundo pior lugar do mundo para se respirar.

A qualidade do ar foi classificada como “hazardous”, ou seja, “perigosa” de acordo o painel de monitoramento de qualidade internacional Wold’s Polution, que reúne dados de se sensores ao redor do mundo – incluindo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), informou o portal A Crítica.

A média do índice de poluição de Manaus é de 459 ug/m3. O índice ultrapassa os níveis de poluição de Istanbul, na Turquia com 403 ug/m3; e do Distrito Sedibeng, na África do Sul com 348 ug/m3.

A capital amazonense perde só para o condado de Siskiyou, localizado na Califórnia, Estados Unidos. A região alcança o nível alarmante de 748 ug/m3.

Monitoramento local

O nível de poluição do ar em quase todas as zonas da capital ultrapassa os 200 MP2,5 (ug/m3). Ou seja, uma péssima qualidade para se respirar.Monitoramento às 8h de quarta-feira (11) do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Foto: Reprodução/Selva)

Monitoramento às 8h de quarta-feira (11) do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Foto: Reprodução/Selva)

Os pontos mais críticos estão localizados nas proximidades dos bairros Compensa, Aparecida, Colônia Oliveira Machado e e Morro da Liberdade – com índices ultrapassando o 400 MP2,5 (ug/m3).

Os índices de qualidade do ar podem ser conferidos em tempo real pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), que possui sensores instalados em vários pontos de Manaus.

📉RANKING DE POLUIÇÃO DO AR EM 20/09📈
1- Manaus, Brasil (166)
2 – Bhiwadi, Índia (159)
3 – Deli, Índia (137)
4 – Peshawar, Paquistão (127)
5 – Hotan, China (119)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *