Connect with us

Amazonas

Omar Aziz recebe título de cidadão do Amazonas e Medalha Ruy Araújo na Aleam

Published

on

Manaus (AM) – O senador Omar Aziz (PSD-AM), ex-governador do Amazonas, foi homenageado com o título de Cidadão do Amazonas e a Medalha Ruy Araújo em uma sessão especial da Assembleia Legislativa. A cerimônia contou com a presença do governador Wilson Lima (União) e representação do prefeito David Almeida (Avante).

O título de Cidadão do Amazonas foi aprovado em 2009, mas ainda não havia sido entregue, assim como a Medalha Ruy Araújo, aprovada no mesmo ano. O título e a medalha foram concedidas a pedido do deputado João Luiz (Republicanos).

O governador Wilson Lima esteve presente na sessão e expressou suas homenagens ao parlamentar. Nos últimos meses, ele tem estreitado sua relação com o senador, participando juntos de diversos eventos. Omar Aziz é atualmente o principal representante do Governo Lula no estado do Amazonas.

O prefeito David Almeida (Avante) não compareceu mas enviou seu representante o secretário municipal e ex-deputado estadual Sabá Reis (Avante). O prefeito mantinha relações próximas a Omar. Na reta final da campanha de 2022, David realizou uma transmissão ao vivo declarando apoio irrestrito e pediu voto para o senador que acabou sendo reeleito.

Trajetória

Omar Aziz, nascido em Garça, São Paulo, em 1958, mudou-se para o Amazonas aos 13 anos em 1971. Desde a juventude, ele esteve envolvido em movimentos estudantis e deu início à sua carreira política em 1989, quando foi eleito o vereador mais votado.

Em 1994, concorreu como deputado estadual e obteve a maior votação na eleição. Assumiu como vice-prefeito de Manaus de 1997 a 2002, quando renunciou para se candidatar a vice-governador na chapa de Eduardo Braga. Omar Aziz serviu dois mandatos como vice-governador, de 2003 a 2010, e depois assumiu como governador do Estado.

Em abril de 2014, renunciou ao cargo de governador para concorrer ao Senado Federal, sendo eleito e exercendo seu mandato de 2015 a 2022. Recentemente, foi reeleito para mais um mandato.

Com dados de Amazonas Atual

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *