Connect with us

Opinião

Opinião – Queimadas, falta de médicos e agora a ciclovia na Ponta Negra. Gestão David Almeida não cansa de dar munição para a oposição

Published

on

Manaus é a capital brasileira que mais cresceu nos últimos 12 anos. Esse crescimento desordenado traz e ocasiona inúmeras dificuldades. É preciso sabedoria e jogo de cintura para driblar as críticas e alcançar o progresso.

A atual gestão vacila um tanto. Situações embaraçosas, gastança, pequenos escândalos e falta de transparência são problemas crônicos do mandato de David Almeida, que não cansa de dar munição para seus adversários.

Uma oposição que vem crescendo e ficando forte. Entre eles, destacam-se o deputado federal Amom Mandel e, mais recentemente, a possibilidade de o presidente da ALEAM, Roberto Cidade.

“Crime Urbanístico”

O mais novo capítulo é a ciclovia da Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira. Boa parte da obra realmente é funcional, sendo criada uma faixa isolada na lateral da avenida desde o Shopping Ponta Negra até o início da orla.

O “Crime Urbanístico” começa no calçadão. Lá a Prefeitura interveio de maneira desajeitada e grosseira, aplicando uma camada de tinta vermelha sobre as pedras portuguesas, cujo preço por metro quadrado desqualifica qualquer intervenção. Situações como essas destacam a importância de valorizar o trabalho de arquitetos e urbanistas. Sempre é bom consultar um profissional antes de empreender projetos de ciclovias, um recado, principalmente, para os prefeitos de Manaus.

Quem não se lembra da ciclovia na Ponta Negra durante a gestão de Arthur Virgílio Neto?

País das Maravilhas

Para a prefeitura de Manaus, está tudo sempre muito bem, tudo muito bom. Em meio à fumaça, diz que “não existem queimadas em Manaus”. A culpa é do interior (ou do governador). Se exime de uma responsabilidade que também é dele. Afinal, se é de Manaus ou não, a população anseia por uma ação do líder do executivo e não apenas desculpas.

Em meio à omissão, Amom Mandel teve destaque e mobilizou, de certa forma, o governo federal através de requerimentos, marcou reuniões emergenciais, pediu intervenção federal e movimentou as redes sociais e a mídia nacional.

A movimentação gerou até um lugar na comitiva presidencial de ministros que vieram ao Amazonas recentemente.

Esse destaque poderia ter sido de David Almeida.

Falta de Médicos

Manaus é pela sexta vez consecutiva a melhor saúde básica do Brasil entre as capitais. O vereador Carpê Andrade, que rotineiramente fiscaliza unidades de saúde, constata a escassez de médicos. Em muitas UBS e hospitais da cidade, a falta de profissionais é frequente. Nas áreas periféricas, os postos de saúde passam meses sem um único profissional. Em outros casos, a presença de médicos é insuficiente para garantir atendimento adequado e eficaz.

O parlamentar faz barulho na Câmara Municipal, pedindo mais médicos, mais transparência e mais informações através de requerimentos. Que são sumariamente rejeitados pela base ainda forte de David Almeida. Assim, a Prefeitura continua a promover a narrativa de ter a melhor saúde do Brasil.

Imagina como será a situação no restante do Brasil. Que Deus nos conceda para sempre a saúde perfeita.

A importância da mea culpa

Admitir genuinamente um erro promove crescimento pessoal e possibilita melhorar o processo decisório, entre outros aspectos. Quem assume erros tende à excelência, pois só podemos mudar aquilo que aceitamos.

O líder do executivo municipal parece não compreender que assumir a responsabilidade por falhas também evita que pequenos problemas se tornem grandes obstáculos no futuro. As eleições de 2024 estão logo ali.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *