Connect with us

Amazonas

Flávio Dino vem a Manaus discutir segurança na região do Alto Solimões

Published

on

Manaus (AM) – A capital amazonense vai receber uma série de reuniões técnicas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para debater assuntos relacionados ao Alto Solimões, com a presença do titular da pasta, Flávio Dino. O encontro vai acontecer a partir de 18 de julho, de acordo com informações divulgados pelo Real Time.

A vinda do ministro foi confirmada pelo deputado federa Átila Lins (PSD-AM), que fez teve uma reunião com Dino, em Brasília (DF).

A principal pauta dos encontros no mês de agosto será a questão da segurança na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, área de forte influência do crime organizado.

Há um consórcio de nove municípios que integram o Alto Solimões com a finalidade de buscar melhorias para a segurança pública e assistência nas fronteiras. O consórcio citado por Átila envolve os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa.

O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy preside o consórcio. De acordo com ele, a pauta da segurança pública “é um clamor da região que, há muito tempo, sofre com vários problemas relacionados ao tema e, por isso, enfrenta muitas dificuldades”.

“A partir da reunião em Manaus, nascerá um momento de ações do governo em parceria com o estado e os municípios, para tratar do quesito de segurança pública, especialmente na fronteira”, destacou o prefeito.

Acordo

Com o objetivo de elaborar um acordo voltado à melhoria da segurança pública na região de fronteira entre o Brasil e o Peru, o ministro Flávio Dino participou, na semana passada, de uma conferência on-line com o ministro do Interior do Peru, Vicente Romero Fernández; o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Fernando Acurio Traverso; o diretor-substituto de Cooperação Internacional da Polícia Federal, Fábio Mertens; e o assessor especial internacional do MJSP, Paulo Gustavo.

Durante visita à cidade colombiana de Letícia no último dia 8, que faz divisa com a cidade brasileira de Tabatinga, no Alto Solimões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o Centro de Cooperação Policial dos países da Amazônia que seu governo pretende criar será sediado em Manaus.

Com informações do Real Time.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *