Connect with us

Amazonas

PF diz que prendeu em Manaus maior contrabandista de ouro do Brasil

Published

on

Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) do Amazonas informou que prendeu em um condomínio de luxo de Manaus o empresário Brubeyk Garcia Nascimento, principal alvo da Operação Emboabas deflagrada nesta quarta-feira (20) no Amazonas e mais cinco estados brasileiro. Ele é apontado pela PF como o “maior negociador e contrabandista de ouro” do Brasil, informou o Amazonas Atual.

A operação contra a extração ilegal de ouro em terras indígenas, como a dos caiapós, e leitos de rios, cumpriu dois mandados de prisão preventivas e 16 de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, em Manaus. A ação ocorreu simultaneamente em Anápolis (GO), Ilha Solteira (SP), Uberlândia (MG), Areia Branca (RN), Ourilândia do Norte (PA), Tucumã (PA) e Santa Maria das Barreiras (PA). 

Outras duas prisões em flagrante também ocorreram na capital amazonense quando os agentes federais encontraram lingotes de ouro nas residências dos investigados.

Brubeyk, que tinha mandados de prisão das PFs do Amazonas, Roraima e Tocantins, é sócio da Bamc Laboratório de Análises de Solos e Minérios Ltda., com sede em Anápolis (GO).

A empresa também foi um dos alvos da Operação Emboabas, informou a Polícia Federal em entrevista coletiva, por exercer sem autorização do Banco Central atividades de DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) para fazer a compra e venda do ouro.

A operação identificou indícios de contrabando de ouro para Europa após a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 35 kg de ouro, e pretendia entregar a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *