Connect with us

Amazonas

TJAM é o 4º tribunal estadual com maior transparência do país

Published

on

Manaus (AM) –

O Tribunal de Justiça do Amazonas é o 4º Tribunal Estadual com o melhor indicador de transparência no país. A informação foi divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que tornou pública a edição de 2023 do “Ranking de Transparência do Poder Judiciário”.

Estabelecido no ano de 2018 pelo CNJ por meio da Resolução n.º 260/2018, o “Ranking de Transparência do Poder Judiciário” busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informações, de forma clara e organizada, acerca de 84 itens, agrupados em nove temas, sendo eles: “serviço de informações ao cidadão”; “ouvidoria”; “gestão orçamentária”; “licitações, contratos e instrumentos de cooperação”; “auditoria e prestação de contas”; “tecnologia da informação e comunicação”; “gestão”; “audiências e sessões” e “sustentabilidade e acessibilidade”.

Quesitos

Dentre os 84 quesitos observados, o Ranking analisa as informações que são fornecidas pelos tribunais sobre relatórios estatísticos referentes à atividade-fim do Poder Judiciário; pautas de julgamento; calendário de sessões colegiadas e outras.

Conforme retrospecto, em 2018, ano em que foi lançado o “Ranking de Transparência do Poder Judiciário”, o TJAM ocupou a 21ª colocação. No ano passado, o Judiciário do Amazonas ficou na 14ª posição e, avançando dez posições neste ano.

Com 98,54% de eficiência no Ranking informado pelo CNJ, o TJAM tem à sua frente apenas três Tribunais Estaduais: o Tribunal de Justiça do Maranhão (com o indicador de 99,02%); o Tribunal de Justiça do Piauí (100%) e o Tribunal de Justiça da Bahia (100%).

Motivo de orgulho

Para a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, o resultado anunciado é motivo de orgulho para a Corte Estadual de Justiça e demonstra o grau de comprometimento da Corte Estadual – por meio de seus servidores, magistrados, serventuários, colaboradores e estagiários – na busca permanente pela eficiência e transparência dos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.

O relatório nacional do “Ranking de Transparência do Poder Judiciário” pode ser acessado no link a seguir: https://www.cnj.jus.br/transparencia-cnj/ranking-da-transparencia/ranking-da-transparencia-2023/

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *